1 de jan. de 2021

Eu li: Marcada - House of Night #1

 

Título: Marcada

Autoras: P.C Cast e Kristin Cast

Editora: Novo Século

Leitura: Janeiro/2021

Nota: 4 estrelas


As resenhas são livres de spoilers e/ou sinalizadas previamente quando acontecerem.


A primeira leitura do ano é na verdade uma releitura da minha época de adolescente e reviver esse livro me deixou com uma mistura de emoções. Claro que a experiência depois de muitos anos é diferente e penso que não poderia ser diferente, afinal, eu também não sou mais a mesma. O livro “Marcada” foi publicado em 2007 e publicado pela Editora Novo Século em 2009. Então, pode ser que você não goste da forma como ele foi escrito. Que em minha humilde opinião, tem muito dessa época de escritora de fanfics que fui. Então reforço que não serão todos que irão gostar desse livro, quiçá da série House of Night.


É uma série sobre vampiros adolescentes e apesar de ser cliché, a considero uma série única. Ela tem uma mistura de mitologias que eu sempre fui encantada. Nossa protagonista é a Zoey Redbird e logo nos primeiros capítulos descobrimos que ela é uma adolescente normal e dentro dos padrões da sociedade. Ela é uma boa aluna, tem uma melhor amiga e namora um dos astros do time da escola. Mas ela não é popular e não se acha bonita, apesar de todos dizerem o contrário – entendeu a parte do cliché da história – o que começa a ser diferente é que ela mora em Tulsa e pelo descrito no livro, não é uma cidade muito famosa.


Tulsa é descrita como uma cidade antiga e isolada, apesar de possuir lojas de marcas famosas e a um centro movimentado. Basicamente os moradores acreditam e seguem em uma religião chamada de “Povo de Fé”, muito conservadora e religiosa. E Zoey não aceita muito bem esses comandos, principalmente depois de ver o comportamento da mãe mudar drasticamente após se casar com um dos Veteranos do Povo de Fé, chamado John. Precisamos entender que Zoey não é filha única, ela tem uma irmã mais velha e um irmão aparentemente mais novo, fazendo com que ela seja a filha do meio e que a família a vê como um problema por não aceitar esse novo relacionamento da mãe e ser a única com coragem o suficiente para demonstrar seu desconforto.


Zoey tem a descendência do povo Cherokee, sendo sua avó sua confidente e única amiga na família. John além de afastar a mãe de Zoey de uma vida normal, também considera vovó Redbird uma bruxa e que suas atitudes a fariam ir para o inferno. Então é pra lá que ela busca apoio quando o Rastreador a marca como vampira na escola. Uma vez marcada, ela precisa ir para a escola/internato Morada da Noite – título da nossa série House of Night – para passar pela transformação completa. Caso um novato não consiga passar pela transformação completa, ele morrerá. A transformação completa demora anos para acontecer, enquanto isso é dever dos vampiros adultos ou vamps como são chamados ensiná-los.


Então Zoey acaba indo para a Morada da Noite, onde conhecemos a grande sacerdotisa e sua mentora, Neferet. Mas como tudo acontece com a nossa protagonista, a marca que todos os rastreados e marcados possuem, fica diferente nela, depois de passar por um encontro com a Deusa Nyx, a antiga personificação da Noite. E então a nossa história realmente começa. Conhecemos outros personagens secundários e importantes como Aphrodite, a rival da nossa protagonista (isso me incomodou demais, desde sempre), Stevie Rae, Shaunee, Erin, Damien e Erik, nosso par romântico.


Muita coisa acontece depois que Zoey passa a estudar lá e são os elementos místicos envolvendo bastante a espiritualidade dos elementos da natureza, assim como o mundo dos vampiros que acabam sendo contados de forma diferente, apesar de manter muitas coisas. Como disse, para mim é um livro que ao mesmo tempo que ele tem elementos que o transformariam em um livro mais do mesmo, também me deixa encantada com a mistura de coisas que as autoras colocam. Eu precisei dividir a leitura em 3 dias – iniciando no dia 30/12 e finalizando dia 01/01 por causa dos preparativos da comemoração de ano novo, porque eu só queria saber de ler. Não é um livro que todos irão gostar, mas eu particularmente amo a série.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!