10 de abr. de 2021

Eu li: Prova de Fogo – Maze Runner #2

Título: Correr ou Morrer

Autor: James Dashner

Editora: V&R Editoras

Leitura: Abril/2021

Nota: 4 estrelas


As resenhas são livres de spoilers e/ou sinalizadas previamente quando acontecerem.


A resenha de hoje é a continuação da série Maze Runner iniciada pelo livro “Correr ou Morrer” (que já tem resenha aqui no blog). Os dois livros fazem parte de um projeto de releituras para que eu consiga finalmente terminar as séries iniciadas e abandonadas há anos.


O Labirinto foi apenas o começo, o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranqüilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos de criaturas deformadas, conhecidas como Cranks, que ameaçam devorá-los vivos.


Os Clareanos, antigos moradores da Clareira, descobrem que a salvação aparente pode ser uma armadilha mortal, pior ainda que a Clareira e o Labirinto. Até porque nada é o que aparenta. Eles se vêem jogados em um mundo hostil e terão que fazer uma travessia por um deserto repleto de provas cruéis, sem água, comida ou abrigo.


O Deserto é o novo desafio e até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.


Nesse segundo livro os acontecimentos são extremamente lentos, afinal, não tem como o autor descrever um ambiente cheio de obstáculos e a passagem dos personagens serem tranqüilas, não é mesmo? James Dashner se apega bastante aos detalhes desse novo mundo e realmente nos transporta para a realidade em que sentimos o que os personagens sentem. O que é difícil para mim de acontecer, geralmente a minha imersão não é tão acertada assim.


Foi um martírio seguir essa aventura, porque tudo dá mais errado do que certo. Demorei muito mesmo para finalizar a leitura, mas assim que o fiz consegui entender o motivo. Como disse, o autor foi bem sucedido em transportar o leitor para o universo de Maze Runner. Pode ser que não funcione para alguns e essas pessoas tenham achado o livro ruim.


Comparando o primeiro com o segundo, em questão de ritmo de leitura, o primeiro me prendeu mais do que sua continuação. Tem bastante ação, principalmente em relação aos Cranks, que são as pessoas que não deram certo no experimento. Mas dessa vez senti falta de algumas explicações, por isso a nota foi uma estrela a menos. Mas gostei da leitura, só preciso de um tempo para ler a continuação. Porém, pretendo ler pelo menos mais um ou dois dessa série ainda esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!