5 de abr. de 2021

Eu li: Correr ou Morrer – Maze Runner #1

 

Título: Correr ou Morrer

Autor: James Dashner

Editora: V&R Editoras

Leitura: Abril/2021

Nota: 5 estrelas


As resenhas são livres de spoilers e/ou sinalizadas previamente quando acontecerem.


O primeiro livro de abril é o primeiro livro da série Maze Runner. Ele também faz parte do projeto de releituras para que eu consiga finalmente terminar as séries iniciadas e abandonadas há anos.


Fico pensando nos livros que deveria ter lido quando era mais nova, será que eu iria gostar mais deles? Mas por outro lado, penso que estou lendo o que deveria ler no tempo certo, afinal eu fujo dos hypes, não é mesmo?


É uma distopia e o início do livro não temos nenhuma explicação, simplesmente estamos acompanhando alguém chamado Thomas subindo por um longo e escuro corredor, sem saber por quanto tempo estávamos ali e muito menos o real motivo de estarmos ali.


Thomas está dentro de um elevador e a única coisa que consegue se lembrar é seu nome, sua memória está completamente apagada. Depois que a subida interminável acaba, ele se vê rodeado de garotos que o acolhem como novato e o apresentam à Clareira.


A Clareira é um espaço aberto, cercado por muros gigantescos, assim como Thomas, os garotos também não sabem como foram parar ali, nem o por quê. Eles sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem e à noite se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador.


Porém, um fato inesperado altera radicalmente a rotina daquele lugar: uma garota é enviada à Clareira e ela traz consigo uma mensagem surpreendente. Thomas será mais importante do que imagina, para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.


Nada acontece nos primeiros capítulos da distopia escrita por James Dashner e acho que é por isso que muitas pessoas acabam desistindo. Mas ela flui junto com as descobertas dos personagens e então as coisas começam a acontecer. Devagar no começo e depois que a garota chega á Clareira às coisas passam a acontecer mais rapidamente e é ai que você acaba superando a demora no início. São pelos menos entre 130 e 150 páginas apenas de muita observação, então paciência... Vai valer a pena.


É uma distopia com um pé na ficção científica e você acaba gostando dos personagens que irão seguir ao lado de Thomas nessa aventura. Afinal, o Labirinto foi apenas o começo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Bem vindos!
• Antes de comentar, leia a postagem.
• Estou aberta a críticas, elogios e sugestões. Porém, use o bom senso.
• Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita.
• Volte sempre!